ALBUM DO PIBID

ALBUM DO PIBID
lançamento do 1º livro do PIBID PEDAGOGIA E DE LETRAS que é resultado do trabalho conjunto com as escolas PARCEIRAS da rede municipal de ensino de SINOP/MT, cujo objetivo e antecipar o vínculo do fiando à formação docente na prática.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

FORMAÇÃO DOCENTE E PIBID: PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS BOLSISTAS

Este trabalho tem como objetivo ressaltar a importância do PIBID (Programa Institucional de Iniciação à Docência) na formação docente trazendo uma abordagem a partir da percepção que temos enquanto bolsistas, após um período de vivência de aproximadamente dois anos, na Escola Municipal de Educação Básica Prof.ª Ana Cristina de Sena - Sinop MT, parceira do projeto.



INTRODUÇÃO: 

A discussão proposta nesse trabalho parte de uma análise na qual se busca compreender qual a contribuição do PIBID para a formação dos acadêmicos/ bolsistas que estão em fase de conclusão do curso superior. Sendo assim, ressalta-se a importância das atividades desenvolvidas através do projeto na escola parceira e como estas tem refletido nas discussões feitas pela universidade e na construção da prática docente pautada na autonomia e na compreensão do papel que o professor desempenha na sociedade. Nesse sentido, considerando que a escola é espaço de construção de conhecimentos pode-se dizer também que é nesse espaço de conflitos que exercemos a nossa profissão, portanto, é necessário e fundamental a participação em projetos de iniciação à docência para que possamos assumir uma prática crítica-reflexiva sobre o contexto que iremos atuar. 

MÉTODOS: 


As bases que fundamentaram esta pesquisa estão pautadas numa perspectiva qualitativa com enfoque na pesquisa-ação, tendo em vista, que é irrefutável o vínculo entre meio, pesquisa e sujeito. Nesse sentido, a partir da pesquisa desenvolvida pôde-se vivenciar os diversos segmentos que compõe o objeto escola, sendo estes, de natureza organizacional e humana, além de, realizar as atividades permanentes previstas no projeto, tais como, hora do conto, auxílio em sala de aula, recreio dirigido, apoio pedagógico aos alunos com dificuldades de aprendizagem entre outras, cabe ressaltar ainda, que todas as atividades são feitas primordialmente a partir da demanda que a escola apresenta e em parceria com a supervisão pedagógica. Conforme a proposta do projeto o bolsista tem a oportunidade de atuar na escola parceira 20 horas semanais contemplando os estágios de docência que são requisitos obrigatórios durante o curso e ainda há a possibilidade de produções cientificas e culturais, tais como, artigos, resumos, teatros etc.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: 

A importância desse projeto justifica-se pelo fato de que é fundamental o aprender e o construir a prática docente, durante o período de formação acadêmica, pois, é nesse momento que nos reconhecemos e nos identificamos como educadores. Diante disso, o PIBID oportunizou vivenciarmos esse processo de ensino-aprendizagem no qual conseguimos ainda no campo de pesquisa apreender metodologias que facilitam e priorizam a construção de estratégias de verificação e comprovação de hipóteses na construção do conhecimento, cujo resultado, também é evidenciado nas discussões feitas na universidade e durante as práticas de estágios de regência. Nesse contexto, é relevante ressaltar que devido à dinamicidade das práticas que se desenvolvem a partir do projeto há um favorecimento e incentivo ao desenvolvimento das habilidades e potencialidades individuais e, sobretudo de grupo. Contribuindo de uma forma que implica o estímulo à autonomia e a identificação enquanto sujeitos-educadores, pois, a prática docente dos “pibidianos” emana autoconfiança e autoconhecimento das suas capacidades e limitações, haja vista, a predisposição em interagir de modo orgânico e integrado através do trabalho em equipe podendo atuar em níveis de interlocução diferenciados. 

CONCLUSÕES: 

Partindo da análise das práticas vivenciadas no PIBID, consideramos relevante um olhar reflexivo sobre as teorias e as práticas que construímos nos espaços da universidade e da escola parceira, pois, um dos objetivos evidenciados em nosso trabalho é que essas experiências possam fazer a diferença na construção da nossa prática docente, para que esta também seja consciente do papel que desempenha na sociedade. Nesse sentido, quando refletimos nossas ações durante esse processo percebemos que a inserção do graduando em projetos de iniciação à docência torna-se fundamental para a sua formação, capacitação, aquisição e desenvolvimento de novas competências em função dos novos saberes que se produzem e demandam um novo tipo de profissional da educação. É importante ressaltar que este profissional deve estar preparado para lidar com as novas tecnologias e linguagens, sendo capaz de atender as novas tendências no processo educacional. Nesse sentido, a parceria estabelecida entre a universidade e a escola de educação básica propiciou um conhecimento real da realidade em que se insere a profissão professor, além de propiciar experiências concretas que fossem capazes de levar a discussão dessas tendências à utilização crítica na perspectiva da participação social e política.                



Trabalho relativo a estudo/relato de caso/experiência 

Palavras-chave: Projeto, Docência, Aprendizagem significativa    


Sonia de Fátima Camargo1
Renata Aparecida Silva dos Santos2
Soeli Batista da Silva3
Tatiane Alves dos Santos4
Sirlene Vieira de Souza5
Fátima Aparecida da Silva Iocca6


1. Acadêmica de Pedagogia. Bolsista PIBID/CAPES/UNEMAT/ Sinop
2. Acadêmica de Pedagogia. Bolsista PIBID/CAPES/UNEMAT/ Sinop
3. Acadêmica de Pedagogia. Bolsista PIBID/CAPES/UNEMAT/ Sinop
4. Acadêmica de Pedagogia. Bolsista PIBID/CAPES/UNEMAT/ Sinop
5. Acadêmica de Pedagogia. Bolsista PIBID/CAPES/UNEMAT/ Sinop

6. Profa. Dra. Orientadora/ Coord. PIBID/CAPES/UNEMAT/ Sinop



   

Nenhum comentário:

Postar um comentário