ALBUM DO PIBID

ALBUM DO PIBID
lançamento do 1º livro do PIBID PEDAGOGIA E DE LETRAS que é resultado do trabalho conjunto com as escolas PARCEIRAS da rede municipal de ensino de SINOP/MT, cujo objetivo e antecipar o vínculo do fiando à formação docente na prática.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

O TEATRO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL


Trata-se de uma pesquisa que buscou verificar a contribuição da arte teatral como ferramenta metodológica no processo de inclusão social a partir do contexto educacional.



INTRODUÇÃO:
O ser humano possui uma característica natural no que se refere ao jogo e a representatividade. Ao associar essa particularidade à educação é irrefutável a sua contribuição no processo de socialização e inclusão no meio escolar. Nesse sentido, o trabalho desenvolvido pelos acadêmicos/ bolsistas do PIBID com o teatro na escola parceira E.M.E.B Prof.ª Ana Cristina de Sena teve como finalidade metodológica a inclusão social, haja vista, a necessidade que se tem em desenvolver projetos que propiciem a participação dos alunos de maneira efetiva considerando as condições de pobreza e desigualdade social no qual estes alunos estão inseridos.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada entre 2010 e 2011 na E.M.E.B Prof.ª Ana Cristina de Sena, sendo esta, uma das escolas parceiras do projeto PIBID. Os sujeitos envolvidos nesta pesquisa foram alunos de 1º à 5º ano do Ensino Fundamental, bolsistas e a coordenação pedagógica. Durante esse processo foi dado prioridade às crianças que eram consideradas pertencentes à um grupo socialmente excludente, com base em análises realizadas através do histórico familiar e escolar, haja vista, os diversos fatores que favoreceram esta condição, tais como, pobreza, desigualdade, problemas sócio-familiares, auto-estima entre outros. Sendo assim, as bases que fundamentaram esta pesquisa são de caráter qualitativo com enfoque na pesquisa-ação e como suporte prático e metodológico utilizou-se da arte teatral.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com essa pesquisa foi possível verificar que as crianças que possuíam alguma dificuldade de socialização e que eram relacionadas às problemas sócio-familiares, auto-estima, condições de desigualdade entre outros fatores apresentaram melhores rendimentos nas atividades realizadas em grupo. Sendo assim, a partir das práticas de inserção que foram desenvolvidas com estes alunos, especialmente, com os que demonstravam maior fragilidade tanto social quanto subjetiva (violência, desemprego, condições precárias de moradia, drogas, miséria etc.), observou-se que o Teatro como um instrumento mediador de relações, potencializou as ações de interação. Nesse sentido, é importante salientar que a atividade teatral além de contribuir para a formação cognitiva também colabora para o desenvolvimento de habilidades como: oralidade, expressão corporal, além de trabalhar os conceitos que perpassam o campo escolar, podendo ser citados: a ética, a cidadania, a religiosidade, a interdisciplinaridade, autoconfiança entre outros.
CONCLUSÕES:
Mediante o estudo realizado e as práticas desenvolvidas através do PIBID com os alunos da E.M.E.B Prof.ª Ana Cristina de Sena, pôde-se notar a contribuição do Teatro para as relações que permeiam o campo empírico, principalmente, como ferramenta metodológica no processo de inclusão social. É relevante dizer que a práxis representativa é presente na história da humanidade por meio das manifestações culturais. Nesse viés, é inegável a contribuição do papel que esta arte desempenha no contexto escolar, tendo em vista, que atualmente devido o avanço tecnológico e a cobrança que a sociedade em geral tem com relação à formação e a qualificação do individuo, o trabalho com Teatro nas escolas tem colaborado com o desenvolvimento das crianças, melhoria das relações interpessoais e a comunicação, além de favorecer a produção coletiva e individual de cultura, tanto no âmbito educacional quanto estético. Sendo assim, o teatro como recurso educacional, contribui para a organização do pensamento e a reflexão coletiva sobre o papel que desempenhamos na sociedade, pois, o teatro mais do que uma alternativa para o currículo escolar representa também uma oportunidade de inclusão dos alunos que estão inseridos nesse meio social.


Palavras-chave: Arte-educação, Metodologia, Inserção




Renata Aparecida Silva dos Santos1
Soeli Batista da Silva2
Gleicy Calhau Gomes3
Sonia de Fátima Camargo4
Rosana Vicente da Costa5
Fátima Aparecida da Silva Iocca6
1. Acadêmica de Pedagogia. Bolsista PIBID/CAPES/UNEMAT/ Sinop
2. Acadêmica de Pedagogia. Bolsista PIBID/CAPES/UNEMAT/ Sinop
3. Acadêmica de Pedagogia. Bolsista PIBID/CAPES/UNEMAT/ Sinop
4. Acadêmica de Pedagogia. Bolsista PIBID/CAPES/UNEMAT/ Sinop
5. Acadêmica de Pedagogia – UNEMAT - Sinop
6. Profa. Dra. Orientadora/ Coord. PIBID/CAPES/UNEMAT/ Sinop








Nenhum comentário:

Postar um comentário