ALBUM DO PIBID

ALBUM DO PIBID
lançamento do 1º livro do PIBID PEDAGOGIA E DE LETRAS que é resultado do trabalho conjunto com as escolas PARCEIRAS da rede municipal de ensino de SINOP/MT, cujo objetivo e antecipar o vínculo do fiando à formação docente na prática.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

O TEATRO COMO RECURSO METODOLÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

O trabalho relata a experiência vivenciada com o teatro na E.M.E.B. Prof.ª Ana Cristina de Sena - Sinop/MT no ano de 2011, no período vespertino, atendendo alunos do 1º ao 5º ano, pelos acadêmicos/bolsista do projeto PIBID, pesquisando e adaptando os contos, desenvolvidos com o intuito de proporcionar socialização, contribuindo e enriquecendo com o ensino aprendizagem aos alunos e a nós bolsistas. 




INTRODUÇÃO:

Este trabalho aborda a importância da hora do conto no cotidiano escolar na Escola municipal de educação Básica (E.M.E.B.) Profª Ana Cristina de Sena localizada na cidade de Sinop/MT, pelos acadêmicos/bolsista do projeto PIBID (Programa Institucional de Iniciação a Docência), transformando os contos paradidáticos em apresentações teatrais, instigando a criança à melhor compreensão da leitura. As histórias contadas em formas de teatros retratam a importância da relação que se faz entre a realidade, do cotidiano do aluno, e ampliam a imaginação e a criatividade dos mesmos, colaborando com o desenvolvimento do ensino aprendizagem referindo-se a leitura, escrita, criatividade, imaginação entre outros contribuindo com o conhecimento e o relacionamento no convívio social. Na aprendizagem, o professor é o que ajuda o aluno a descobrir, a reconstruir e a posicionar-se frente ao conhecimento. Essa realidade pode ser constatada pela equipe pedagógica da instituição quando, convidados a interagir na encenação, seja como platéia ou como ator. Os alunos mostraram alto grau de interesse e curiosidade, revelando que a atividade vai ao encontro das necessidades dos mesmos, sendo indicador do processo vivenciado e o reflexo na aprendizagem.




MÉTODOS:

As atividades da hora do conto foram desenvolvidas na E.M.E.B. Profª Ana Cristina de Sena, no período vespertino, atendendo alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental com a duração de dois anos pelos acadêmicos/bolsista do projeto PIBID. À hora do conto era desenvolvida em dois dias da semana. As histórias eram pesquisadas e discutidas baseadas no tema gerador no qual os professores trabalhavam em sala, pois assim entendemos que há uma melhor correlação entre o que eles aprenderam e desenvolveram em sala. Dessa forma a encenação do conto contribuiu com melhoras significativas do ensino aprendizagem. Portanto quando confeccionamos e pesquisamos, pensamos nos mínimos detalhes: as vestes, cenário, caracterização, espaço, maquiagem, fundo musical, fotos, filmagens, etc... Após as apresentações os alunos são questionados como meio de avaliação sobre os registros de observação e compreensão referente à história encenada, sendo motivados à prática de leituras para melhorar seu ensino-aprendizagem.


RESULTADOS E DISCUSSÃO:

Os alunos demonstraram bastante interesse, curiosidade participando das realizações dos teatros encenados no momento da hora do conto, sempre fazendo com que o imaginário junto com a história encenada, incentivasse a participação dos mesmos, que interagiam de forma aguçada vivenciando o momento mágico. No entanto o grupo PIBID está sempre em busca, pesquisando sempre para alcançar o objetivo esperado, que é motivar os discentes a estarem sempre em busca da leitura e melhora da escrita, envolvendo o mundo imaginário, a partir do trabalho desenvolvido com o teatro. São resultados dessas atividades que nos demonstrou e proporcionou o encontro do aluno com que ele procurava ou esperava no meio em que vive, através da encenação, possibilitando o confronto com situações que geraram idéias, criaram novos questionamentos, que motivou e instigou, fazendo com que tenham o desejo de conhecer mais histórias e estórias obtendo novas aprendizagens. Espera-se que os nossos esforços tenham contribuído com o aprendizado do aluno, refletindo, vivendo e aprendendo a razão ou o motivo da Hora do Conto resultando no apoio ao trabalho do professor.

CONCLUSÕES:

Embora abranjam problemáticas interessantes, curiosas e, no caso da arte, até divertidas, muitas vezes, é difícil compartilhar com a maioria das pessoas o prazer advindo da apreciação da produção artística; exigindo estudo e muito conhecimento, ou, pelo menos um esforço para conhecer um pouco sobre a arte. Evidentemente, conhecer, longe de ser uma absorção passiva do repertório de alguém, exige de cada um de nós um esforço de interpretação das formas simbólicas para percebê-las, como a expressão de alguém para outro alguém. De uma coisa estamos certos: o assunto é rico e, por isso, é apenas o início desse conhecimento. Como futuros educadores, poderemos, com essa experiência, enriquecer e complementar a bagagem para o desenvolvimento profissional. O teatro é um convite ao mundo das artes e não se limita a uma viagem apenas, pelos conhecimentos artísticos apresentados por nós, já que nada substitui o prazer provocado pelo contato humano, pela leitura, imaginação, de quaisquer tempos e lugares. Conhecer o teatro encenado é compreender, é ser capaz de traduzir a vida nos mínimos detalhes.



Trabalho relativo a estudo/relato de caso/experiência
Palavras-chave: Dramatização, Hora do Conto, PIBID




Tatiane Alves dos Santos1

Sonia de Fátima Camargo2
Antonio Raimundo de Oliveira3
Renata Aparecida Silva dos Santos4
Eva Vilma Pereira5
Fátima Aparecida da Silva Iocca6
1. Acadêmica de Pedagogia. Bolsista PIBID/CAPES/UNEMAT/ Sinop
2. Acadêmica de Pedagogia. Bolsista PIBID/CAPES/UNEMAT/ Sinop
3. Acadêmica de Pedagogia. Bolsista PIBID/CAPES/UNEMAT/ Sinop
4. Acadêmica de Pedagogia. Bolsista PIBID/CAPES/UNEMAT/ Sinop
5. Profª da EMEB Ana Cristina de Sena – Sinop – MT
6. Prof.ª Dra./Orientadora e coordenadora PIBID/UNEMAT – Sinop




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