ALBUM DO PIBID

ALBUM DO PIBID
lançamento do 1º livro do PIBID PEDAGOGIA E DE LETRAS que é resultado do trabalho conjunto com as escolas PARCEIRAS da rede municipal de ensino de SINOP/MT, cujo objetivo e antecipar o vínculo do fiando à formação docente na prática.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

PIBID EM AÇÃO: OFICINA ARTÍSTICA REUTILIZANDO CDS



A Parceria das Bolsistas e supervisora do PIBID na escola parceira BASILIANO DO CARMO DE JESUS, desenvolveram um ótimo trabalho.

Bolsistas Poliana e Elem Poliana com alunos da escola parceira






ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA BASILIANO DO CARMO DE JESUS
PIBID - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO DE BOLSA À DOCÊNCIA





PIBID EM AÇÃO: OFICINA ARTÍSTICA REUTILIZANDO CDS





ELEN POLIANA DA SILVA GRACIANO
POLIANA ACS TEODORO
Supervisora: Prof. Msc. Élia Amaral do Carmo Santos









SINOP/MT
2012
NOME DA ESCOLA: EMEB BASILIANO DO CARMO DE JESUS
PROJETO: PIBID EM AÇÃO
TEMA: OFICINA ARTÍSTICA REUTILIZANDO CDS
BOLSISTAS RESPONSÁVAIS: ELEN POLIANA DA SILVA GRACIANO
POLIANA ACS TEODORO
SUPERVISORA: PROF. MSC. ÉLIA AMARAL DO CARMO SANTOS
COORDENADORA PIBID: PROF. Drª FATIMA APª DA SILVA IOCCA
DIRETORA DA UNIDADE ESCOLAR: VANIA MOHR
COORDENADORA UNIDADE ESCOLAR: ARLINDA E TEREZA
PERÍODO: MATUTINO
TURMAS: 1° AO 6° ANO
TOTAL DE ALUNOS: APROXIMADAMENTE 240 CRIANÇAS
















OBJETIVO GERAL:
Proporcionar um momento de criação artística, envolvendo artes visuais, e assim, possibilitando a reutilização de cd antigos, instigando a criatividade e socialização entre alunos e professores.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Estimar a participação dos alunos;
  • Estimular o desenvolvimento criativo;
  • Incentivar o interesse pela reutilização de materiais;
  • Valorizar a artes visuais;
  • Reforçar a interação entre os alunos e professores.
           
JUSTIFICATIVA:
Com o intuito de proporcionar um momento artístico, já que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Arte (1997) afirmam que ações artísticas contribuem de modo que “[...] o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. Aprender arte envolve, basicamente, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles.”
 Desta forma, as acadêmicas/bolsista e supervisora do PIBID em parceria com a EMEB Basiliano do Carmo de Jesus, buscando estimular o interesse dos alunos e promover um momento diferenciado e lúdico, planejou-se realizar uma oficina para confeccionar marca paginas reutilizando CDs antigos, que em alguns casos acabam indo para o lixo, dessa forma, procurando demonstrar que a partir daquele material que às vezes pensa-se que não serve mais, podemos criar outros materiais.
Optou-se pela decoração utilizando E.V.A, por ser material fácil de encontrar e também de manusear, assim, propiciando a visão de que é possível realizar trabalhos manuais artísticos e de baixo custo.

ATIVIDADES:
Elaboração do planejamento;
Solicitação de materiais para o desenvolvimento da oficina;
Demarcar na folha de E.V.A as peças necessárias para a efetivação da atividade;
Organizar o cronograma das turmas;
Desenvolver a oficina de confecção de marca pagina a partir de CDs.

METODOLOGIA:
Para confeccionar o marca página será necessário materiais como: CDs, sendo um para cada aluno, folhas de E.V.A de diversas cores e demarcadas de acordo com o modelo, será o desenho de uma coruja, elástico nº8, tesouras, colas coloridas, fita de cetim, cola quente.
Será disponibilizado duas horas para cada turma, como há 12 turmas, essa atividade se desenvolverá durante seis dias do mês de novembro de 2012.
Explicará para as turmas a possibilidade de se reutilizar materiais, sendo que podemos criar outras artes a partir de sucatas, entregaremos para cada aluno materiais para confecção de seu próprio “marca pagina” em formato de coruja. Após recortarem todas as peças e montarem, as bolsistas irão colar, por se tratar de cola quente é necessário que um adulto fique responsável por essa parte.
Essa atividade será concretizada na sala do PIBID, e a participação será de acordo com o cronograma elaborado para que contemple todas as turmas do período matutino.

CRONOGRAMA:
PIBID EM AÇÃO: OFICINA ARTÍSTICA
TURMAS
DATA
HORÁRIO
1º ANO “A”
28/11/12
07:10
1º ANO “B”
28/11/12
09:20
2º ANO “A”
29/11/12
07:10
2º ANO “B”
29/11/12
09:20
3º ANO “A”
30/11/12
07:10
3º ANO “B”
30/11/12
09:20
4º ANO “A”
03/11/12
07:10
4º ANO “B”
03/11/12
09:20
4º ANO “C”
04/12/12
07:10
5º ANO “A”
04/12/12
09:20
5º ANO “B”
05/12/12
07:10
6º ANO “A”
05/12/12
09:20

RECURSOS HUMANOS:
Alunos;
Professores;
Acadêmicas/Bolsistas;
Supervisora do PIBID;
Gestão da Unidade Escolar;
Coordenação da Unidade Escolar.

RECURSOS MATERIAIS:
  • E.V.A diversas cores; tesoura; pistola de cola quente; bastão de cola quente; caneta; 300 CDs; pincel atômico, cola colorida, canetas, elástico nº 8, régua, lápis, fita de cetim.

AVALIAÇÃO:
Esta avaliação irá acontecer no decorrer da oficina, valorizando a sensibilidade artística de cada um e a socialização com os demais colegas e professores.

REFERÊNCIAS:

BRASIL Ministério da educação, Parâmetros Curriculares Nacionais de Artes. Secretaria de Educação Fundamental. SED/Brasília, 1997.


FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 21.ed.
São Paulo: Paz e Terra, 1996.

ANEXOS:


AVALIAÇÃO:
SOLICITAMOS AUXILIO DE Alunas do 5 e 6 ano..
Podemos notar que as turmas menores gostaram muito a ajuda das alunas, tal atitude podemos estimular a generosidade o cuidado com o próximo.
Mesmo a atividade manual tendo varias peças para recorte e montagem os menores tiveram facilidades em efetivar a atividade, foram organizados e souberam escutar o resultado foi muito positivo, tivemos trabalhos lindos e criativos.

No decorrer do desenvolvimento dessas atividades manuais, constatou-se o envolvimento de todos os alunos, sem exceção, tal fator muito positivo, o qual demonstra o valor que o artístico tem. Alem de propiciar ao aluno a criatividade em decorar e montar sua atividade, essa autonomia refletiu-se no empenho dos alunos resultando em trabalhos lindos e criativos, sendo que a maioria dos alunos não se prenderam não modelo sugerido, buscando um diferencial em seu trabalho (colorido, asa aberta, decoração diferente, entre outras possibilidades que criaram).
Durante a oficina, pode-se construir diálogos reflexivos com os alunos, sobre valores, respeito ao colega e a cooperação de material. Em algumas vezes nos deparamos com alunos se agredindo verbalmente, dessa maneira, o acadêmico/bolsista mediou a situação, procurando colocar o aluno a refletir sobre a atitude inadequada.

A atividade artística foi realizada na sala onde o PIBID realiza suas ações na unidade escolar.