A Parceria das Bolsistas e supervisora do PIBID na escola parceira BASILIANO DO CARMO DE JESUS, desenvolveram um ótimo trabalho.
Bolsistas Poliana e Elem Poliana com alunos da escola parceira
ESCOLA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA BASILIANO DO CARMO DE JESUS
PIBID
- PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO DE BOLSA À DOCÊNCIA
PIBID
EM AÇÃO: OFICINA ARTÍSTICA REUTILIZANDO CDS
ELEN
POLIANA DA SILVA GRACIANO
POLIANA
ACS TEODORO
Supervisora:
Prof. Msc. Élia Amaral do Carmo Santos
SINOP/MT
2012
NOME
DA ESCOLA: EMEB BASILIANO DO CARMO DE JESUS
PROJETO: PIBID EM AÇÃO
TEMA: OFICINA ARTÍSTICA
REUTILIZANDO CDS
BOLSISTAS
RESPONSÁVAIS: ELEN POLIANA DA SILVA GRACIANO
POLIANA
ACS TEODORO
SUPERVISORA:
PROF. MSC. ÉLIA AMARAL DO CARMO SANTOS
COORDENADORA PIBID:
PROF. Drª FATIMA APª DA SILVA IOCCA
DIRETORA DA UNIDADE
ESCOLAR: VANIA MOHR
COORDENADORA UNIDADE
ESCOLAR: ARLINDA E TEREZA
PERÍODO: MATUTINO
TURMAS: 1° AO 6° ANO
TOTAL DE ALUNOS:
APROXIMADAMENTE 240 CRIANÇAS
OBJETIVO
GERAL:
Proporcionar um momento
de criação artística, envolvendo artes visuais, e assim, possibilitando a
reutilização de cd antigos, instigando a criatividade e socialização entre
alunos e professores.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Estimar a
participação dos alunos;
- Estimular o
desenvolvimento criativo;
- Incentivar
o interesse pela reutilização de materiais;
- Valorizar a
artes visuais;
- Reforçar a
interação entre os alunos e professores.
JUSTIFICATIVA:
Com o intuito de proporcionar
um momento artístico, já que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Arte
(1997) afirmam que ações artísticas contribuem de modo que “[...] o aluno
amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. Aprender arte
envolve, basicamente, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre
eles.”
Desta forma, as acadêmicas/bolsista e
supervisora do PIBID em parceria com a EMEB Basiliano do Carmo de Jesus, buscando
estimular o interesse dos alunos e promover um momento diferenciado e lúdico,
planejou-se realizar uma oficina para confeccionar marca paginas reutilizando
CDs antigos, que em alguns casos acabam indo para o lixo, dessa forma,
procurando demonstrar que a partir daquele material que às vezes pensa-se que
não serve mais, podemos criar outros materiais.
Optou-se pela decoração
utilizando E.V.A, por ser material fácil de encontrar e também de manusear,
assim, propiciando a visão de que é possível realizar trabalhos manuais
artísticos e de baixo custo.
ATIVIDADES:
Elaboração do
planejamento;
Solicitação de
materiais para o desenvolvimento da oficina;
Demarcar na folha de
E.V.A as peças necessárias para a efetivação da atividade;
Organizar o cronograma
das turmas;
Desenvolver a oficina
de confecção de marca pagina a partir de CDs.
METODOLOGIA:
Para confeccionar o
marca página será necessário materiais como: CDs, sendo um para cada aluno,
folhas de E.V.A de diversas cores e demarcadas de acordo com o modelo, será o
desenho de uma coruja, elástico nº8, tesouras, colas coloridas, fita de cetim,
cola quente.
Será disponibilizado
duas horas para cada turma, como há 12 turmas, essa atividade se desenvolverá
durante seis dias do mês de novembro de 2012.
Explicará para as
turmas a possibilidade de se reutilizar materiais, sendo que podemos criar
outras artes a partir de sucatas, entregaremos para cada aluno materiais para
confecção de seu próprio “marca pagina” em formato de coruja. Após recortarem
todas as peças e montarem, as bolsistas irão colar, por se tratar de cola
quente é necessário que um adulto fique responsável por essa parte.
Essa atividade será
concretizada na sala do PIBID, e a participação será de acordo com o cronograma
elaborado para que contemple todas as turmas do período matutino.
CRONOGRAMA:
PIBID EM AÇÃO: OFICINA ARTÍSTICA
|
||
TURMAS
|
DATA
|
HORÁRIO
|
1º ANO “A”
|
28/11/12
|
07:10
|
1º ANO “B”
|
28/11/12
|
09:20
|
2º ANO “A”
|
29/11/12
|
07:10
|
2º ANO “B”
|
29/11/12
|
09:20
|
3º ANO “A”
|
30/11/12
|
07:10
|
3º ANO “B”
|
30/11/12
|
09:20
|
4º ANO “A”
|
03/11/12
|
07:10
|
4º ANO “B”
|
03/11/12
|
09:20
|
4º
ANO “C”
|
04/12/12
|
07:10
|
5º ANO “A”
|
04/12/12
|
09:20
|
5º ANO “B”
|
05/12/12
|
07:10
|
6º ANO “A”
|
05/12/12
|
09:20
|
RECURSOS
HUMANOS:
Alunos;
Professores;
Acadêmicas/Bolsistas;
Supervisora do PIBID;
Gestão da Unidade Escolar;
Coordenação da Unidade Escolar.
RECURSOS
MATERIAIS:
- E.V.A
diversas cores; tesoura; pistola de cola quente; bastão de cola quente;
caneta; 300 CDs; pincel atômico, cola colorida, canetas, elástico nº 8,
régua, lápis, fita de cetim.
AVALIAÇÃO:
Esta avaliação irá acontecer no decorrer
da oficina, valorizando a sensibilidade artística de cada um e a socialização
com os demais colegas e professores.
REFERÊNCIAS:
BRASIL Ministério da educação, Parâmetros Curriculares Nacionais de Artes.
Secretaria de Educação Fundamental. SED/Brasília, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes
necessários à prática educativa. 21.ed.
São Paulo: Paz e
Terra, 1996.
ANEXOS:
AVALIAÇÃO:
SOLICITAMOS
AUXILIO DE Alunas do 5 e 6 ano..
Podemos
notar que as turmas menores gostaram muito a ajuda das alunas, tal atitude
podemos estimular a generosidade o cuidado com o próximo.
Mesmo
a atividade manual tendo varias peças para recorte e montagem os menores
tiveram facilidades em efetivar a atividade, foram organizados e souberam
escutar o resultado foi muito positivo, tivemos trabalhos lindos e criativos.
No
decorrer do desenvolvimento dessas atividades manuais, constatou-se o
envolvimento de todos os alunos, sem exceção, tal fator muito positivo, o qual
demonstra o valor que o artístico tem. Alem de propiciar ao aluno a
criatividade em decorar e montar sua atividade, essa autonomia refletiu-se no
empenho dos alunos resultando em trabalhos lindos e criativos, sendo que a
maioria dos alunos não se prenderam não modelo sugerido, buscando um
diferencial em seu trabalho (colorido, asa aberta, decoração diferente, entre
outras possibilidades que criaram).
Durante
a oficina, pode-se construir diálogos reflexivos com os alunos, sobre valores,
respeito ao colega e a cooperação de material. Em algumas vezes nos deparamos
com alunos se agredindo verbalmente, dessa maneira, o acadêmico/bolsista mediou
a situação, procurando colocar o aluno a refletir sobre a atitude inadequada.
A
atividade artística foi realizada na sala onde o PIBID realiza suas ações na
unidade escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário