Trata-se de uma pesquisa que buscou verificar a
contribuição da arte teatral como ferramenta metodológica no processo de
inclusão social a partir do contexto educacional.
INTRODUÇÃO:
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O ser humano possui uma característica natural no
que se refere ao jogo e a representatividade. Ao associar essa
particularidade à educação é irrefutável a sua contribuição no processo de
socialização e inclusão no meio escolar. Nesse sentido, o trabalho
desenvolvido pelos acadêmicos/ bolsistas do PIBID com o teatro na escola
parceira E.M.E.B Prof.ª Ana Cristina de Sena teve como finalidade
metodológica a inclusão social, haja vista, a necessidade que se tem em
desenvolver projetos que propiciem a participação dos alunos de maneira
efetiva considerando as condições de pobreza e desigualdade social no qual
estes alunos estão inseridos.
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MÉTODOS:
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A pesquisa foi realizada entre 2010 e 2011 na
E.M.E.B Prof.ª Ana Cristina de Sena, sendo esta, uma das escolas parceiras do
projeto PIBID. Os sujeitos envolvidos nesta pesquisa foram alunos de 1º à 5º
ano do Ensino Fundamental, bolsistas e a coordenação pedagógica. Durante esse
processo foi dado prioridade às crianças que eram consideradas pertencentes à
um grupo socialmente excludente, com base em análises realizadas através do
histórico familiar e escolar, haja vista, os diversos fatores que favoreceram
esta condição, tais como, pobreza, desigualdade, problemas sócio-familiares,
auto-estima entre outros. Sendo assim, as bases que fundamentaram esta
pesquisa são de caráter qualitativo com enfoque na pesquisa-ação e como
suporte prático e metodológico utilizou-se da arte teatral.
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RESULTADOS E DISCUSSÃO:
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Com essa pesquisa foi possível verificar que as crianças
que possuíam alguma dificuldade de socialização e que eram relacionadas às
problemas sócio-familiares, auto-estima, condições de desigualdade entre
outros fatores apresentaram melhores rendimentos nas atividades realizadas em
grupo. Sendo assim, a partir das práticas de inserção que foram desenvolvidas
com estes alunos, especialmente, com os que demonstravam maior fragilidade
tanto social quanto subjetiva (violência, desemprego, condições precárias de
moradia, drogas, miséria etc.), observou-se que o Teatro como um instrumento
mediador de relações, potencializou as ações de interação. Nesse sentido, é
importante salientar que a atividade teatral além de contribuir para a
formação cognitiva também colabora para o desenvolvimento de habilidades
como: oralidade, expressão corporal, além de trabalhar os conceitos que
perpassam o campo escolar, podendo ser citados: a ética, a cidadania, a
religiosidade, a interdisciplinaridade, autoconfiança entre outros.
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CONCLUSÕES:
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Mediante o estudo realizado e as práticas
desenvolvidas através do PIBID com os alunos da E.M.E.B Prof.ª Ana Cristina
de Sena, pôde-se notar a contribuição do Teatro para as relações que permeiam
o campo empírico, principalmente, como ferramenta metodológica no processo de
inclusão social. É relevante dizer que a práxis representativa é presente na
história da humanidade por meio das manifestações culturais. Nesse viés, é
inegável a contribuição do papel que esta arte desempenha no contexto
escolar, tendo em vista, que atualmente devido o avanço tecnológico e a
cobrança que a sociedade em geral tem com relação à formação e a qualificação
do individuo, o trabalho com Teatro nas escolas tem colaborado com o
desenvolvimento das crianças, melhoria das relações interpessoais e a
comunicação, além de favorecer a produção coletiva e individual de cultura,
tanto no âmbito educacional quanto estético. Sendo assim, o teatro como
recurso educacional, contribui para a organização do pensamento e a reflexão
coletiva sobre o papel que desempenhamos na sociedade, pois, o teatro mais do
que uma alternativa para o currículo escolar representa também uma
oportunidade de inclusão dos alunos que estão inseridos nesse meio social.
Palavras-chave: Arte-educação, Metodologia,
Inserção
Renata Aparecida Silva dos Santos1
Soeli Batista da Silva2
Gleicy Calhau Gomes3
Sonia de Fátima Camargo4
Rosana Vicente da Costa5
Fátima Aparecida da Silva Iocca6
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1. Acadêmica de Pedagogia. Bolsista PIBID/CAPES/UNEMAT/ Sinop
2. Acadêmica de Pedagogia. Bolsista PIBID/CAPES/UNEMAT/ Sinop
3. Acadêmica de Pedagogia. Bolsista PIBID/CAPES/UNEMAT/ Sinop
4. Acadêmica de Pedagogia. Bolsista PIBID/CAPES/UNEMAT/ Sinop
5. Acadêmica de Pedagogia – UNEMAT - Sinop
6. Profa. Dra. Orientadora/ Coord. PIBID/CAPES/UNEMAT/ Sinop
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