O trabalho relata a
experiência vivenciada com o teatro na E.M.E.B. Prof.ª Ana Cristina de Sena -
Sinop/MT no ano de 2011, no período vespertino, atendendo alunos do 1º ao 5º
ano, pelos acadêmicos/bolsista do projeto PIBID, pesquisando e adaptando os
contos, desenvolvidos com o intuito de proporcionar socialização, contribuindo
e enriquecendo com o ensino aprendizagem aos alunos e a nós bolsistas.
MÉTODOS:
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As atividades da hora do conto
foram desenvolvidas na E.M.E.B. Profª Ana Cristina de Sena, no período
vespertino, atendendo alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental com a
duração de dois anos pelos acadêmicos/bolsista do projeto PIBID. À hora do
conto era desenvolvida em dois dias da semana. As histórias eram pesquisadas
e discutidas baseadas no tema gerador no qual os professores trabalhavam em sala,
pois assim entendemos que há uma melhor correlação entre o que eles
aprenderam e desenvolveram em sala. Dessa forma a encenação do conto
contribuiu com melhoras significativas do ensino aprendizagem. Portanto
quando confeccionamos e pesquisamos, pensamos nos mínimos detalhes: as
vestes, cenário, caracterização, espaço, maquiagem, fundo musical, fotos,
filmagens, etc... Após as apresentações os alunos são questionados como meio
de avaliação sobre os registros de observação e compreensão referente à história
encenada, sendo motivados à prática de leituras para melhorar seu
ensino-aprendizagem.
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RESULTADOS E DISCUSSÃO:
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Os alunos demonstraram bastante
interesse, curiosidade participando das realizações dos teatros encenados no
momento da hora do conto, sempre fazendo com que o imaginário junto com a
história encenada, incentivasse a participação dos mesmos, que interagiam de
forma aguçada vivenciando o momento mágico. No entanto o grupo PIBID está
sempre em busca, pesquisando sempre para alcançar o objetivo esperado, que é
motivar os discentes a estarem sempre em busca da leitura e melhora da
escrita, envolvendo o mundo imaginário, a partir do trabalho desenvolvido com
o teatro. São resultados dessas atividades que nos demonstrou e proporcionou
o encontro do aluno com que ele procurava ou esperava no meio em que vive,
através da encenação, possibilitando o confronto com situações que geraram
idéias, criaram novos questionamentos, que motivou e instigou, fazendo com
que tenham o desejo de conhecer mais histórias e estórias obtendo novas
aprendizagens. Espera-se que os nossos esforços tenham contribuído com o
aprendizado do aluno, refletindo, vivendo e aprendendo a razão ou o motivo da
Hora do Conto resultando no apoio ao trabalho do professor.
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CONCLUSÕES:
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Embora abranjam problemáticas
interessantes, curiosas e, no caso da arte, até divertidas, muitas vezes, é
difícil compartilhar com a maioria das pessoas o prazer advindo da apreciação
da produção artística; exigindo estudo e muito conhecimento, ou, pelo menos
um esforço para conhecer um pouco sobre a arte. Evidentemente, conhecer,
longe de ser uma absorção passiva do repertório de alguém, exige de cada um
de nós um esforço de interpretação das formas simbólicas para percebê-las,
como a expressão de alguém para outro alguém. De uma coisa estamos certos: o
assunto é rico e, por isso, é apenas o início desse conhecimento. Como
futuros educadores, poderemos, com essa experiência, enriquecer e
complementar a bagagem para o desenvolvimento profissional. O teatro é um
convite ao mundo das artes e não se limita a uma viagem apenas, pelos
conhecimentos artísticos apresentados por nós, já que nada substitui o prazer
provocado pelo contato humano, pela leitura, imaginação, de quaisquer tempos
e lugares. Conhecer o teatro encenado é compreender, é ser capaz de traduzir
a vida nos mínimos detalhes.
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Trabalho relativo a
estudo/relato de caso/experiência
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Palavras-chave: Dramatização,
Hora do Conto, PIBID
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