MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL – DEB
|
ANEXO
II
Detalhamento de SUBPROJETO (Licenciatura)
1. Subprojeto de licenciatura em:
|
||||||
PEDAGOGIA
|
||||||
2. Número de bolsistas de iniciação à docência
participantes do subprojeto (de 10 até 24):
|
3. Número de supervisores participantes do subprojeto:
|
|||||
24 BOLSISTAS
|
02 ( DOIS)
|
|||||
3. Coordenador de área do Subprojeto:
|
||||||
Nome: FÁTIMA
APARECIDA A SILVA IOCCA
CPF:95647490859
|
||||||
Departamento/Curso/Unidade: DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA
|
||||||
Endereço completo: .AV. DOS INGÁS, 3001, JARDIM
IMPERIAL
|
||||||
CEP: 78.550-000
|
||||||
Telefone: DDD ( 66) 3511-2126
|
||||||
4. Plano de trabalho
|
||||||
O Pedagogo é o profissional
da educação que, além do ensino, está encarregado de outras atividades
pedagógicas demandadas pela própria vida social, assim a formação do futuro
pedagogo tem que ser ampla, e pautada em uma perspectiva interdisciplinar
Em consonância com as propostas do curso de
Licenciatura plena em Pedagogia, oferecido no Campus de Sinop, a presente proposta visa ampliar as
possibilidades de formação com a continuidade do processo educativo,
viabilizando maior inserção e interação entre as instituições. Verificamos a
necessidade de formação, bem como do interesse dos pedagogos e gestores, em
ampliar seus conhecimentos redundando em uma ação mais efetiva na sua praxis pedagógica, com a superação do
senso comum a partir da informação estruturada, concernente as demandas
regionais e mundiais da atualidade.
Nesta perspectiva o presente projeto
estabelecerá ações que possam contribuir com a melhoria da qualificação do
futuro docente, que hora se apresenta como o ponto de conexão com as escolas
campo e a universidade, retro alimentando-se, oportunizando rever práticas,
conceitos, metodologia, bem como ampliando o campo de experimentação
didático-científica.
Para que possamos atingir os objetivos
propostos, estaremos buscando identificar as dificuldades enfrentadas pelos
acadêmicos, utilizando questionários, dinâmicas de grupo, análise das etapas
concluídas (disciplinas cursadas, dificuldades, aprendizagem), inclusive a
formação anterior, seminários, para que as proposições de formação
continuada, bem como o desenvolvimento das atividades na escolas parceiras,
possam efetivamente, reverter em informação e formação acadêmica do futuro
profissional pedagogo.
Nas escolas parceiras será traçado um
perfil das necessidades das mesmas, nos diversos aspectos, através de reunião
com a coordenadora do sub-projeto; os acadêmicos bolsista, bolsista supervisor, gestores e corpo
docente, que antecederá os inicio das atividades dos bolsistas, subsidiando
as futuras ações a serem desenvolvidas no âmbito do ensino, pesquisa e
extensão.
As demandas das escolas parceiras, será o
ponto de partida para a estruturação do cronograma de atividades a ser
desenvolvido no primeiro momento dos acadêmicos bolsistas na escola campo,
sendo avaliadas as atividades, nas reuniões mensais, que ocorrerão na escola
parceira e nos encontros de estudos (quinzenal), que acontecerão na
Universidade UNEMAT/SINOP, com os acadêmicos bolsistas, supervisores e
coordenadores.
Durante o período de desenvolvimento do
presente projeto, as ações desenvolvidas e avaliadas continuamente, fornecendo
dados significativos que poderão ser utilizados para o desenvolvimento de
projetos de pesquisa, extensão, proposição de metodologias alternativas,
trabalhos de conclusão de curso.
Por ser uma proposta dinâmica, democrática,
centrada na Escola Parceira e na formação do acadêmico bolsista, contara com
o planejamento conjunto, que esperamos promovam a valorização do magistério,
ampliando a formação inicial dos futuros licenciados (acadêmico bolsista),
através da vivência na Escola Parceira, tanto das experiências metodológicas,
técnicas inovadoras e principalmente na oportunidade de identificar os
problemas que podem ocorrer durante o processo de ensino aprendizagem. A
participação em grupos de estudos, planejamento, entre outras contribuirá com
a formação e motivação dos demais acadêmicos do curso de Pedagogia,
especialmente nas turmas do acadêmico bolsista.
|
||||||
5. Nome e endereço das escolas da rede
pública de Educação Básica (enumerar todas as participantes do subprojeto
institucional)
|
Nº de alunos
matriculados na escola considerando apenas o Nível de Licenciatura[1]
|
Último IDEB (2007)
SÉRIES INICIAIS
|
||||
Nome EMEB PROFa
ANA CRISTINA DE SENA.....
Endereço:
Rua Cambaras, 1942 – Jd. Novo Estado
Fone(66)
|
563
|
4,3
|
||||
Nome EMEB BASILIANO .DO CARMO DE JESUS......
Endereço:
Rua dos Diamantes, s/no,
Residencial Lisboa
Fone
(66) 3511-1845 e.mail:
|
475
|
4,3
|
||||
Nome:EMEB Thiago Aranda - CAIC
Endereço:
Alexandre Ferronato
Fone:
(66)
|
463
|
4,5
|
||||
Nome: EMEB
VEREADOR VALTER KUNZE
Endereço:
Rua Primavera, 2040 – Jd. Botânico, fone: (66) 3511-1905
|
333
|
6,4
|
||||
6. Ações Previstas
|
||||||
1.
Os acadêmico-bolsistas terão
conhecimento de toda a estrutura funcional e humana das Escolas Parceiras, A
totalidade dos elementos envolvidos na formação dos alunos das Séries
Iniciais do Ensino Fundamental, será
visualizada e socializada com os demais acadêmicos do curso de Pedagogia, nos
espaços didáticos, pedagógicos e científicos disponibilizado pelo curso de
Pedagogia em todos os semestres (Jornada Pedagógica, conferências semestrais
e seminários)
2.
Os professores supervisores farão
treinamento inicial, em consonância com as orientações gerais da proposta do
projeto, que será realizada em Cáceres/MT, bem como estarão em processo de
formação continuada, visando atender os objetivos previstos no projeto.
3.
O planejamento conjunto (gestores
escolares, coordenador e supervisores, bem como os acadêmicos bolsistas) em
todas as fases do projeto, onde serão definidos as prioridades e seqüência
das atividades a serem realizadas em cada semestre bimestre, considerando os
Projetos Políticos Pedagógicos e a matriz curricular do curso de Pedagogia,
contribuindo com a formação do acadêmico-bolsista, que vivenciará na prática
as teorias, metodologias, refletindo no cotidiano escolar e no curso de
Pedagogia;
4.
O acompanhamento das atividades, a
serem desenvolvidas, será fruto de ampla discussão, pautada no projeto
político pedagógico da escola e nas reflexões e encaminhamentos realizados
durante o planejamento, serão mensurados mensalmente, através de relatórios
dos bolsistas, supervisores, acompanhamento da coordenadora. Todas as
informações, resultados e sugestões advindas dos relatórios, serão discutidos
nas reuniões de acompanhamento e avaliação parcial dos resultados,
subsidiando ações planejadas.
5.
Proporemos a utilização mensal, de 10
horas destinadas ao trabalho pedagógico coletivo (HTPC), para estruturação de
grupo de estudo em conjunto (acadêmico-bolsista e corpo docente da Escola
Parceira), mediado pelo professor supervisor e/ou coordenador de área do
projeto, visando ampliar a leitura da realidade educacional, social,
política, enfim da sociedade como um todo, buscando superar dificuldades e
melhorar situações vivenciadas nas unidades escolares, com disponibilização de material
bibliográfico, áudio visual e práticas (laboratórios, práticas inter e
extra-escolar)
6.
Temas como ensino-aprendizagem
(significativa/reflexiva), avaliação, didática, metodologias alternativas e
inovadoras, serão os principais alvos de reflexão/ação a serem abordados nos
grupos de estudos, mediado pela coordenação do projeto e por professores
convidados do curso de Pedagogia promovendo também a interação com o curso
(atividades práticas, oficinas, conferências entre outras) utilizando os
laboratórios do Campus de Sinop (Laboratório de Ciências (físico/químico e
biológico) Laboratório Pedagógico (em fase de estruturação) e de
informática), A reserva R7 (área de 40ha, administrada pela Unemat/SINOP, que
disponibiliza o desenvolvimento de atividades didáticas e científicas) com
ênfase aos conteúdos relacionados as metodologias de ensino.
7.
Semestralmente será realizado encontro
com toda a equipe do projeto com os pais, conforme calendário da Escola
Parceira, apresentando à comunidade as ações e resultados obtidos coma
parceria Unemat/Escola Parceria, abordando temas que contribuam e oportunizem
e incentivem a participação dos pais, subsidiando também a estruturação das
ações a serem desenvolvidas no semestre seguinte.
8.
O acadêmico/bolsista, vivenciando as
múltiplas atividades que compete ao profissional Pedagogo, no âmbito da
gestão e docência, acompanhará todas
as etapas do planejamento, aplicação e avaliação dos processos de
ensino-aprendizagem em conjunto com os professores regentes, contribuindo com
as práticas, vivências didático-pedagógicas e de formação específica de cada
área do conhecimento, oportunizando a participação no cotidiano da sala de
aula. Estes momentos serão fundamentais durante a regência do
acadêmico-bolsista, que ocorrerá no estágio supervisionado.
9.
A participação do acadêmico bolsista,
assessorando e acompanhando as atividades desenvolvidas na sala de aula, e as
atividades cotidianas da Gestão Escolar, além de ampliar a vivencia do
acadêmico bolsista, também refletira nas pesquisas e extensão (tanto na
escola parceira ou em outros espaços educacionais), que poderá constituir em
objeto do TCC.
10.
Focaremos na superação das
lacunas existentes no processo de qualificação dos licenciados do curso de
Pedagogia, dentre elas a dificuldade existente na integração das teorias,
conceitos, estudados nas diversas disciplinas e áreas de conhecimento que
permeiam a formação do Pedagogo, oportunizando a compreensão das interações
existentes entre teoria e prática e a superação da formação fragmentada.
|
||||||
7. Resultados Pretendidos
|
||||||
·
Os resultados esperados advindos dos
grupos de discussão serão percebidos na prática, a partir do compartilhar, do
debate, onde espera-se que surjam proposições, indicando novos caminhos,
alternativas, não só em relação a sala de aula, mas a Escola como um todo,
onde as partes se soma e o resultado reflete em todo o ambiente escolar.
·
Promover e manter espaço de discussão
e produção, com reflexões sobre as diversas questões pertinentes ao processo
educacional, oportunizando a superação de práticas reducionistas, que se espera
reflitam, também no desempenho das Escolas Parceiras em avaliações nacionais,(Provinha Brasil, Prova Brasil,
IDEB), especialmente nas Escolas Parceiras com IDEB/2007 abaixo da média
estadual/municipal melhorando o desempenho e nas demais ampliando os índices
de avaliação, reflexo das ações integradoras ocorridas nas diversas fases do
projeto.
·
Promover a interlocução entre as
Escolas Parceiras, para a socialização dos resultados, mediada pelo
Departamento de Pedagogia em conjunto com os docentes e discentes do Curso
Pedagogia, buscando atrair demais Escolas para a parceria, dentro de uma
perspectiva de ações contínuas e integradoras.
·
Ampliar a abrangência da parceria –
Escola Parceira/Universidade, a partir da implantação nas demais Unidades
Educacionais do Município, consolidando as escolas públicas da educação
básica como co-participes no processo formativo dos futuros Pedagogos.
·
Estreitar as relações entre a Academia
e a Educação Básica, promovendo de fato a formação acadêmica real, voltada as
necessidades sociais, educacionais e políticas que permeiam a Educação
Básica.
·
A Escola Parceira finalmente, como
foco não de resistência a inovação, mas sim espaço a ser investigado,
estudada, reavaliada, retro-alimentada, compromissada e buscando a interação
e/ou superação dos saberes e conhecimentos trabalhados na academia, e
vivenciados nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
·
Este redimensionamento de
reciprocidade dialógica entre as instituições, oportunizará a construção da
inter-ação didático pedagógica na formação acadêmica, a partir de vivencia em
espaços investigativo, didático-pedagógico, onde nosso acadêmico/bolsista
sejam capazes de rever a prática pedagógica observada, vivenciada pelos
professores regentes das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
·
O acadêmico-bolsista, a
partir da sua vivencia e assimilação, retroalimentara e contribuirá com a
superação da formação fragmentada no seu cotidiano de sala de aula, no curso
de Pedagogia, ampliando e oportunizando a articulação entre os acadêmicos,
bem como professores-acadêmicos, o que poderá ser avaliado em cada semestre
nos encontros dos acadêmico-bolsistas, mediado pelos supervisores e
coordenador de área.
·
Espera-se que de fato possamos
contribuir com a formação do professor-pesquisador, não o reprodutor de
conceitos, e na maioria das vezes decodificador dos símbolos gráficos
contidos nos materiais didático-pedagógicos, que possa dar “vida” aos
conhecimentos desenvolvidos, de fato licenciando Educadores para a Docência.
·
A parceria influenciará na produção
acadêmica e demais seguimentos da Universidade, nos três níveis: ensino,
extensão e pesquisa. Através das experiências vivenciadas e partilhadas,
incentivando a pesquisa, com a apresentação de Trabalhos de Conclusão de
Curso (TCC), artigos científicos, relatos de experiências.
|
||||||
8. Cronograma específico deste subprojeto
|
||||||
Atividade
|
Mês de início
|
Mês de conclusão
|
||||
Constituição
da comissão de seleção de bolsistas (acadêmicos e supervisores), conforme
orientação da coordenação do projeto e seleção dos mesmos.
|
Março/2010
|
Março/2010
|
||||
Seleção
dos bolsistas de iniciação a docência e dos Supervisores
|
Março/2010
|
Março/2010
|
||||
Treinamento
dos Professores Supervisores
|
Março/2010
|
Março/2010
|
||||
Orientação
e acompanhamento dos bolsistas de iniciação a docência
|
Abril/2010
|
Março/2012
|
||||
Orientação,
planejamento e acompanhamento das atividades a serem desenvolvidas pelos
professores supervisores
|
Abril/2010
|
Março/2012
|
||||
Reunião
de Planejamento, avaliação e acompanhamento das atividades desenvolvidas nas
Escolas Parceiras, junto com os bolsistas supervisores, bolsistas de
iniciação a docência, gestores e professores. (mensal)
|
Abril/2010
|
Março/2012
|
||||
Utilização
de 10 horas mensais da HTPC (grupo de estudo)
|
Maio/2010
|
Dezembro/2011
|
||||
Reunião,
seminários, grupo de estudo, com os acadêmicos bolsistas para avaliação e
retroalimentação no espaço acadêmico (quinzenal)
|
Maio/2010
|
Março/2012
|
||||
Elaboração
e discussão dos relatórios semestral e final, a ser enviado para Coordenação
Institucional.
|
Agosto/2010
|
Março/2012
|
||||
Participação
em eventos didático-científico, para divulgação da produção (pesquisa e/ou
extensão), ocorrida durante o projeto.
|
Março/2011
|
Março/2012
|
||||
Encontros
com a equipe do projeto, professores e gestores das Escolas Parceiras com e
os pais (semestral)
|
Agosto/2010
|
Dezembro
/2011
|
||||
Socialização
das práticas vivenciadas entre as Escolas Parceiras (dois encontros – Final
do Ano Letivo)
|
Dezembro/2010
|
Dezembro/2011
|
||||
Realização de
oficinas, mini-cursos, aulas práticas, propostas metodológicas, recursos
didáticos; Escola Parceira e Curso de Pedagogia (especialmente as atividades
práticas desenvolvidas nos conteúdos das metodologias de ensino)
|
Maio/2010
|
Dezembro/2011
|
||||
9. Previsão das ações que serão
implementadas com a verba de custeio
|
||||||
A bolsa de iniciação a docência,
oportunizará aos acadêmicos do curso de licenciatura em Pedagogia, que devido
à necessidade de sobrevivência, na maioria das vezes é obrigado a abandonar o
curso para poder trabalhar, geralmente em atividades adversas ao curso,
oportunizando aos acadêmicos selecionados, uma renda, viabilizando a melhoria
na sua formação, ampliando as formas de interação entre os demais acadêmicos
e as Escolas parceiras, considerando que o acadêmico bolsista esta inserido
em uma turma regular do curso, sendo um elo de interlocução entre a Escola
Parceira e o curso de Pedagogia.
Estimulo aos professores supervisores e ao
professores que atuam nas Escolas Parceiras,
que terão a oportunidade de atualizar e ampliar a própria formação em
serviço, bem como viabilizará a participação, em eventos regionais, estaduais
e nacionais, para socialização das práticas, avanços e propostas que foram
bem sucedidas durante o desenvolvimento do projeto. Ressaltando que estes
momentos de divulgação, socialização (seminários, congressos, encontros,
conferências etc.) terá também a participação do acadêmico/bolsista e
coordenador de área.
As despesas com material de consumo
ocorrerá para o desenvolvimento das atividades, tanto na formação continuada
dos professores supervisores, como nas atividades a serem desenvolvidas nos
trabalhos de grupo, oficinas, mini-cursos, atividades práticas em espaços
extra-sala, e demais despesas necessárias para execução do acompanhamento das
atividades propostas.
|
||||||
10. Outras informações relevantes (quando
aplicável)
|
||||||
Desde a implantação da Universidade do
Estado de Mato Grosso- Campus Universitário em Sinop, em agosto de 1990, a
cidade e consequentemente a instituição e seus cursos passarão por grandes
transformações. A cidade atualmente com 110 mil habitantes (fonte SECOM/SINOP,
2008), tornando-se pólo educacional e a UNEMAT tem contribuindo para essa
posição, oferecendo cursos voltados para as demandas regionais e atuais,
desde sua implantação.
O fato de ser a primeira instituição
pública de ensino superior instalada na cidade, oferecendo desde a sua
implantação cursos de licenciatura Plena, entre eles o Curso de Pedagogia
(1ª. Turma em 1992). Nestes 17 anos atuando em Sinop, temos o compromisso não
só com a formação de novos profissionais pedagogos, para atender as demandas
atuais, mas também compromisso com os egressos, considerando que mais de 80%
dos pedagogos que atuam no município (na gestão, na educação infantil, nas
séries iniciais do ensino fundamental e na formação de jovens e adultos) ,
cursaram pedagogia.
No início das atividades, o curso de
Pedagogia contava com alguns livros (não mais que 10 volume), o que levou
muitos a duvidarem da formação oferecida, mas a garra, determinação, foram
determinante nas conquista que se sucederam.
Nestes 17 anos o curso de Pedagogia, pioneiro
na região norte do estado de Mato Grosso, ofereceu alem dos cursos regulares,
cursos para as cidades circunvizinhas, na modalidade de Turma Especial
(Claudia, Vera, Juara, Lucas do Rio Verde e Sorriso) e do Programa
Institucional de Qualificação Docente (atendendo mais de 12 municípios da
região norte do estado).
Ao mesmo tempo buscávamos atender as
demandas locais e regionais, de formação do profissional Pedagogo, o corpo
docente foi se qualificando e em 2003 ocorreu o retorno do primeiro profissional
com qualificação nível doutorado, atualmente contamos com 10 doutores (quadro
efetivo), um MINTER e um DINTER; laboratório Pedagógico, Laboratório de
Ciências (físico-química e biológica), em fase de estruturação de trilhas
interpretativas e Jardim sensitivo a ser implantado na Reserva Ambiental,
localizada ao fundo do Campus, que esta sob a responsabilidade da
Universidade Estadual de Mato Grosso – Campus de Sinop, para o
desenvolvimento de pesquisa, ensino e extensão.
|
[1] Para efeito deste Edital, são três os
níveis de licenciatura aplicáveis: (a) ensino médio, (b) ensino fundamental e
(c) complementar
Nenhum comentário:
Postar um comentário