Resumo/sintese
O
presente trabalho aborda como o projeto PIBID desenvolveu a musicalização no meio
educacional, oportunizando as as crianças interagirem entre si, enquanto seres
em constante desenvolvimento. Gardner(1995 ) entende que a musicalização influencia o
homem, física e mentalmente, contribuindo
para harmonia individual, promovendo as relações e a inserção
igualitária.
Introdução
A
musicalização é um projeto que as bolsista PIBID trouxeram da universidade (UNEMAT/SINOP)
para A Escola Municipal Thiago Aranda Martin localizada na Rua Alexandre ferronato. N. 1200 Setor
Industrial, uma das escolas parceiras do PIBID, o público alvo são crianças do
1º ao 5º ano. Para Bréscia (2003) a musicalização é um método de
construção do saber, que tem como finalidade despertar e ampliar o gosto
musical, favorecendo o desenvolvimento da reflexão, do encanto de escutar a
canção, da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, imaginação, prudência,
autodisciplina e do respeito ao próximo.
Materiais
e Métodos
Este trabalho tem o propósito de trazer o
conhecimento através da música, atividades que visam à sensibilização e à
ampliação dos conhecimentos musicais da criança de maneira intuitiva. Na escola
agimos, direcionando para os desenvolvimentos ligados à (criatividade,
coordenação motora, lateralidade, lógica, entre outras). As
atividades foram organizadas pelas bolsistas, com supervisão da professora e
supervisora do projeto PIBID/CAPES e da coordenadora. Utilizamos aparelho de
som, mesclas (cabos de vassouras), para trabalhar através da música a questão
da percepção do tempo, utilizamos tampas de garrafas pet para desenvolver na
criança a cooperar, trabalhar em grupo e perceber que o erro leva a
insatisfação do grupo e músicas de rodas como forma de trabalhar a lateralidade,
noções de direita e esquerda.
Resultados
e discussões
A
proposição de metodologias alternativas e atividades fins é uma das formas de
contribuição do PIBID, para a Escola Municipal Thiago Aranda Martin que vem
dando certo. As atividades de musicalização servem como estímulo as crianças na
realização de movimentos característicos do indivíduo, organizando pensamentos,
favorecendo a cooperação e o diálogo. Além disso, a criança fica envolvida numa
atividade, onde o importante é o fazer, participar, não existe cobrança de
rendimento.
Conclusões
Evidenciou-se que
várias áreas do conhecimento podem ser estimuladas através da prática da
musicalização, os métodos por serem lúdicos não apresentam pressões na busca de
resultados e sim relaxa e desinibe a criança oportunizando novas
possibilidades. Os pressupostos metodológicos da iniciação a docência, se assentam
na pesquisa-ação, no "ser professor”. No processo de intervenção à
iniciação docente, ocorrem as múltiplas trocas de experiências com professores
das áreas de conhecimento, possibilitando a construção de novos conceitos pelas
bolsistas do programa. As práticas pedagógicas contribuem para a efetivação das
aprendizagens colaborativas, dialogando com o cotidiano do estudante, sem,
contudo desaperceber do compromisso técnico em apropriar dialeticamente dos
saberes. O projeto PIBID proporcionou atividades participativas na sala de aula, atuando com a comunidade
escolar e em eventos pelo Brasil, elevando a qualidade das ações acadêmicas
voltadas a formação inicial.
Fomentos
CAPES/UNEMAT
Palavras-chave
educação, desenvolvimento,
integração, inclusão.
GARDNER, Howard. Inteligências
Múltiplas:a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação
Musical:bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.
AUTORES: Edna
Queiroz Ramos; Simone Barbosa Fernandes Silva; Marlise Rieger; Maria
Helena Alves - Supervisora
do PIBID; Fatima
Aparecida da Silva Iocca - Coordenadora
do PIBID.
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