SINTESE:
Este estágio teve como objetivo
vivenciar a iniciação a docência, nas Escolas Municipais de Sinop, que são
parceiras do programa PIBID/CAPES/
UNEMAT, Campus Universitário de Sinop/MT no período de dois anos. Tendo como
eixo norteador incentivar a importância das práticas pedagógicas para a
iniciação a docência. Neste sentido, os
acadêmicos/bolsistas/estagiárias conhecem a importância da iniciação à
docência nas escolas , os acadêmicos têm a oportunidade de ter contato com
diversas maneiras de metodologias coletiva e individual nas atividades,
entre elas histórias ,recreios, vivencias, contos e outros, onde os alunos da
escola possam melhor compreender todas as atividades do programa. Cada semana se faz um novo planejamento das
atividades, se trabalhando com metodologia, dentro desse processo compete às
estagiárias durante o período do
desenvolvimento das atividades estimular a criança o interesse pela leitura e
rever práticas educativas para contribuir com a qualificação como futuro
docente. Vivenciar as práticas pedagógicas em um projeto inovador que
não aprisiona a prática com a imposição de esquemas estruturantes buscando
apoio interdisciplinar gerando problemas significativos de pesquisa que
permitam buscar resolução nas próprias ações, pois quando se participa
ativamente de um programa de iniciação à docência se percebe a melhora nas
ações dos acadêmicos bolsistas no seu comportamento e nas suas ações
pedagógicas. . Que o
estágio de vivência não seja para acadêmico estagiário resolver os problemas
da escola, e tão somente para naquelas horas de estágio curricular e de
aprender a ser professor não descaracterizando a sua função.
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INTRODUÇÃO:
Esta participação nos propôs
retratar como o estágio de estar na escola em todos os momentos, e estar
vivenciando todos os departamentos da escola deste a gestão aos serviços de
apoio, fez com que o bolsista realmente soubessem como é a comunidade escolar, pois o mesmo propicia
aos acadêmicos a desenvolvessem hábitos que serão seguidos futuramente, por
este motivo a importância que os mesmos tenham o habito desde inicio, no
contexto escolar e seja estimulado pelo corpo docente da escola. É necessário
que o acadêmico/estagiário tenha o conhecimento de momentos interessantes nas
vivências, que o ato de ser docente pode ser aproveitado tanto na obtenção de
conhecimento, informações como para momentos de interação entre os alunos. O
interesse dos estágios de iniciação à
docente é contribuir e introduzido na vida do acadêmico a partir de, participações
de programas de bolsas onde os
acadêmicos possam, sentir os alunos e através desse contato com o mundo da
docência que possa ser conquistado, pois o estágio é para o acadêmico
verificar a iniciação a docência, e aprender a ser professor, não somente
verificar que metodologias estão sendo utilizadas ou querer mudar a realidade
da escola mas sim poder contribuir e somar com as ações dentro da mesma.
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MÉTODOS:
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A pesquisa foi realizada na
EMEB. Basiliano do Carmo de Jesus da cidade de Sinop/MT, realizada por 04
acadêmicas do curso de Pedagogia - UNEMAT, todas bolsistas integrantes do
subprojeto de pedagogia, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a
Docência - PIBID - CAPES/UNEMAT/SME, realizado no período de 2010 à 2012,
conta com o planejamento conjunto, ampliando a formação inicial dos futuros
licenciados, através da vivência nas escolas parceiras. A pesquisa teve
enfoque qualitativo, na modalidade de pesquisa participante e os dados foram
levantados através de investigação de ação participativa. Foram envolvidos os
bolsistas do projeto que atuam na três escolas parceiras, dentre as
atividades desenvolvidas destacam-se os contos, o recreio dirigido, a
vivência em sala e outras atividades que são fundamentação para a formação
docente. Os acadêmicos participam do planejamento das atividades realizadas,
e com isso adquirem as noções de como se realizam as atividades nas escolas e
como são praticadas no cotidiano. Além de rever e analisar as teorias a luz
das práticas vivenciada na escola parceira, tendo a oportunidade de colocar
em prática a sua ação pedagógica juntamente com os estágios necessários para
a prática pedagógica.
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RESULTADOS
E DISCUSSÃO:
A partir das
experiências, e principalmente na oportunidade de identificar os problemas
que podem ocorrer durante o processo de ensino aprendizagem, as acadêmicas/estagiárias/bolsistas,
tiveram a oportunidade de vivenciar o cotidiano escolar das escolas parceiras,
com as atividades realizadas. O estágio de Iniciação à Docência através de
vivencias é importante no aprendizado do acadêmico,
pois o mesmo propicia desenvolver hábitos que são seguidos
futuramente, isso é importante que os alunos na escola tenham o habito de ter
atividades diferenciadas. O estágio de vivências é
uma manifestação de tentativas de ser promover a iniciação à docência, que
conduz ao acadêmico a seu desenvolvimento à partir do momento que começou a
propiciar aos acadêmicos uma docência na escola, os mesmos aumentaram sua
capacidade crítica participando das ações perguntado e estimulando o seu
cognitivo nesse processo que tem uma importância que vai além do
profissional, é através dessas ações que os estagiários melhoraram a
construção da linguagem, da oralidade os quais ajudaram na sua formação
profissional e pessoal, falar melhor, escrever bem e ter mais vontade de
participar das discussões. É interessante observar a reação das crianças nos
momentos em que os estagiários estão na sala de aula, quando são contadas as
histórias, com entonação da voz no momento de contar e dramatizar e como as
crianças reagem às situações vividas pelos personagens, facilitando o ensino
aprendizagem. Os bolsistas adquiram contato e interage com professores
e alunos, facilitando á atuarem nas situações do cotidiano escolar. Pode-se
constatar a participação do acadêmico bolsista, pois tiveram a
responsabilidade e comprometimento com o ensino-aprendizagem.
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CONCLUSÃO:
O estágio de iniciação
à docência, tem o poder de mexer com os nossos sentimentos e consequentemente
dos alunos, pois os mesmos são verdadeiros. por meio deles nos identificamos
com as situações vividas como se fosse nossa própria vida, os conflitos vividos
por meio do imaginário são capazes de auxiliar muito no desenvolvimento
emocional e humano dos alunos, ajudando-as a entender, de forma mais acessível,
os acontecimentos de sua vida real. Quando participamos ativamente sentimos emoções,
como a tristeza, a raiva, o bem estar, o medo, a alegria e vivemos
profundamente tudo que as vivencias provocaram, com toda a amplitude,
significante que cada um deles transmitem pois é ouvir, sentir e enxergar com
os olhos do imaginário. é através da interação que podemos descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos
de agir e de ser. Em fim, que a educação seja um espaço para descobertas
obtidas através da participação e colaboração ativa de cada acadêmico bolsista
com seus parceiros em todos os momentos. Portanto, através do estágio de
vivências, baseado na aprendizagem ganhará um sentido maior na vida das
crianças. O confronto de opiniões, a motivação, as interações sociais e o
trabalho cooperativo possibilitarão aos acadêmicos condições que assegurem o
caráter formativo das suas ações, através de uma boa orientação através do
projeto PIBID, tendo a finalidade de esclarecer as vivências nas escolas o que
devem fazer como devem fazer, por que e para que fazer tal atividades. Por meio deste trabalho pode-se identificar a importância do estágio de
vivências na escola, e seu beneficio para todos os envolvidos na proposta do
programa Para que esta vivência do acadêmico o estagiário seja incorporada na
escola, faz-se necessário o estimulo para que os alunos passam a ter o
habito de estimulação que promovam à
aprendizagem, iniciativa pelo corpo docentes em levarem os acadêmicos a ter o
gosto pela docência , em incentivar a ler, mostrar leituras boas e de interesse
pelos alunos.
autores:
ACADÊMICAS: Ildenê da Silva Sousa; Eva Aparecida dos Santos Ribeiro; Elen Poliana; Poliana Acs Teodoro Silva.
Profª.Msc/Orientadora e Supervisora
PIBID/UNEMAT/SME Élia Amaral do Carmo Santos.
Profª
.Drª/Orientadora e coordenadora PIBID/UNEMAT – Sinop
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ALBUM DO PIBID
terça-feira, 24 de abril de 2012
RESUMO DE TRABALHO PARA APRESENTAÇÃO NA SBPC /A IMPORTÂNCIA DAS EXPERIÊNCIAS NO PIBID PARA À DOCÊNCIA
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