INTRODUÇÃO:
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A finalidade deste resumo é discorrer sobre a
experiência vivenciada na hora do conto, uma das atividades desenvolvidas
pelos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a
Docência) de Pedagogia. No momento da “Hora do Conto” as crianças se
encontram em um lugar a parte para acompanhar uma história, seja encenada ou
interpretada. O fato de ter a limitação visual, esta é compensada pela
determinação em desenvolver habilidades e pela participação nas ações
planejadas pelo grupo.
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MÉTODOS:
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A hora do conto é realizada nas quintas e sextas
feiras com turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal
de Educação Básica Ana Cristina de Sena, localizada na área periférica do
município de Sinop-MT, este é um momento proporcionado para os alunos com o
intuito de mostrar a eles que aprender não é somente escrever, ler, e fazer
tarefas, mas também momentos de alegria, descontração, e desenvolvimento da
criatividade a partir de histórias que despertem nos alunos maior interesse
pela leitura. Os materiais utilizados são: fantoches, máscaras, chapéus,
roupas, entre outros. A contação de histórias é realizada em forma de teatro
ou interpretadas, e a participação do deficiente visual é fundamental nessa
experiência, pois o mesmo pode participar de diversas maneiras, tanto na
organização dos materiais, quanto interpretando, atuando e até mesmo narrando
a história, desde que possuam materiais adaptados como: Braille, áudio, entre
outros. Para que o deficiente visual possa atuar na história em forma de
teatro, é necessário que o lugar seja espaçoso e sem obstáculos. Minha
participação acontece com algumas adaptações provisórias, como por exemplo:
contribuição na hora do conto interpretando e atuando, no espaço escolar e na
Universidade.
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RESULTADOS E DISCUSSÃO:
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Apesar das limitações sinto-me incluído nas
atividades desenvolvidas pela equipe, pois todos se esforçam para promover
essa inclusão, as crianças também se sentem motivadas a darem continuidade
aos seus estudos, pois percebem que há um deficiente visual que não mede
esforços para realizar os seus sonhos. Nesse sentido, é importante dizer que
à medida que vão surgindo os desafios (mobilidade, interpretação, etc.),
estes são superados com o apoio do grupo de bolsistas que atuam na escola
campo, haja vista, a necessidade de uma preparação prévia para as
apresentações realizadas na “Hora do Conto”, por exemplo: confecção de
materiais para o cenário, figurino (quando necessário), ensaio das histórias
etc. Portanto, essa oportunidade de atuação no campo escolar a qual estou
tendo por intermédio do projeto PIBID tem contribuído para que também sejam
feitas as provocações e reflexões necessárias sobre as políticas de inclusão
de PNEEs.
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CONCLUSÕES:
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A partir dessa vivência no PIBID entendo que a
participação de acadêmicos com deficiência é fundamental para a construção de
novos valores baseados na educação inclusiva. Portanto, essa aprendizagem
dá-se de maneira efetiva na qual há a consolidação da parceria entre ensino
superior e educação básica. Sendo, a inclusão em todos os níveis da educação
de fundamental importância para a aprendizagem de valores significantes para
a formação humana a partir do contexto escolar.
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ALBUM DO PIBID
terça-feira, 24 de abril de 2012
RESUMO DE TRABALHO PARA A SBPC / ATUAÇÃO DO BOLSISTA DO PIBID COM DEFICIENCIA VISUAL: A HORA DO CONTO. A participação do bolsista com deficiência visual na hora do conto é fundamental no ambiente educacional. Pois leva as pessoas à reflexão de como se deve acontecer a inclusão nos diversos espaços da sociedade.
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