ALBUM DO PIBID

ALBUM DO PIBID
lançamento do 1º livro do PIBID PEDAGOGIA E DE LETRAS que é resultado do trabalho conjunto com as escolas PARCEIRAS da rede municipal de ensino de SINOP/MT, cujo objetivo e antecipar o vínculo do fiando à formação docente na prática.

terça-feira, 24 de abril de 2012

RESUMO DE TRABALHO PARA APRESENTAÇÃO NA SBPC /A IMPORTÂNCIA DAS EXPERIÊNCIAS NO PIBID PARA À DOCÊNCIA


SINTESE:

Este estágio teve como objetivo vivenciar a iniciação a docência, nas Escolas Municipais de Sinop, que são parceiras do  programa PIBID/CAPES/ UNEMAT, Campus Universitário de Sinop/MT no período de dois anos. Tendo como eixo norteador incentivar a importância das práticas pedagógicas para a iniciação a docência. Neste sentido, os acadêmicos/bolsistas/estagiárias conhecem a importância da iniciação à docência nas escolas , os acadêmicos têm a oportunidade de ter contato com diversas maneiras de metodologias coletiva e individual nas atividades, entre elas histórias ,recreios, vivencias, contos e outros, onde os alunos da escola possam melhor compreender todas as atividades do programa. Cada semana se faz um novo planejamento das atividades, se trabalhando com metodologia, dentro desse processo compete às estagiárias  durante o período do desenvolvimento das atividades estimular a criança o interesse pela leitura e rever práticas educativas para contribuir com a qualificação como futuro docente. Vivenciar as práticas pedagógicas em um projeto inovador que não aprisiona a prática com a imposição de esquemas estruturantes buscando apoio interdisciplinar gerando problemas significativos de pesquisa que permitam buscar resolução nas próprias ações, pois quando se participa ativamente de um programa de iniciação à docência se percebe a melhora nas ações dos acadêmicos bolsistas no seu comportamento e nas suas ações pedagógicas. . Que o estágio de vivência não seja para acadêmico estagiário resolver os problemas da escola, e tão somente para naquelas horas de estágio curricular e de aprender a ser professor não descaracterizando a sua função.


INTRODUÇÃO:

Esta participação nos propôs retratar como o estágio de estar na escola em todos os momentos, e estar vivenciando todos os departamentos da escola deste a gestão aos serviços de apoio, fez com que o bolsista realmente soubessem como é a  comunidade escolar, pois o mesmo propicia aos acadêmicos a desenvolvessem hábitos que serão seguidos futuramente, por este motivo a importância que os mesmos tenham o habito desde inicio, no contexto escolar e seja estimulado pelo corpo docente da escola. É necessário que o acadêmico/estagiário tenha o conhecimento de momentos interessantes nas vivências, que o ato de ser docente pode ser aproveitado tanto na obtenção de conhecimento, informações como para momentos de interação entre os alunos. O interesse  dos estágios de iniciação à docente é contribuir e introduzido na vida do acadêmico a partir de, participações  de programas de bolsas onde os acadêmicos possam, sentir os alunos e através desse contato com o mundo da docência que possa ser conquistado, pois o estágio é para o acadêmico verificar a iniciação a docência, e aprender a ser professor, não somente verificar que metodologias estão sendo utilizadas ou querer mudar a realidade da escola mas sim poder contribuir e somar com as ações dentro da mesma.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada na EMEB. Basiliano do Carmo de Jesus da cidade de Sinop/MT, realizada por 04 acadêmicas do curso de Pedagogia - UNEMAT, todas bolsistas integrantes do subprojeto de pedagogia, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID - CAPES/UNEMAT/SME, realizado no período de 2010 à 2012, conta com o planejamento conjunto, ampliando a formação inicial dos futuros licenciados, através da vivência nas escolas parceiras. A pesquisa teve enfoque qualitativo, na modalidade de pesquisa participante e os dados foram levantados através de investigação de ação participativa. Foram envolvidos os bolsistas do projeto que atuam na três escolas parceiras, dentre as atividades desenvolvidas destacam-se os contos, o recreio dirigido, a vivência em sala e outras atividades que são fundamentação para a formação docente. Os acadêmicos participam do planejamento das atividades realizadas, e com isso adquirem as noções de como se realizam as atividades nas escolas e como são praticadas no cotidiano. Além de rever e analisar as teorias a luz das práticas vivenciada na escola parceira, tendo a oportunidade de colocar em prática a sua ação pedagógica juntamente com os estágios necessários para a prática pedagógica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:

A partir das experiências, e principalmente na oportunidade de identificar os problemas que podem ocorrer durante o processo de ensino aprendizagem, as acadêmicas/estagiárias/bolsistas, tiveram a oportunidade de vivenciar o cotidiano escolar das escolas parceiras, com as atividades realizadas. O estágio de Iniciação à Docência através de vivencias é importante no aprendizado do acadêmico, pois o mesmo propicia desenvolver hábitos que são seguidos futuramente, isso é importante que os alunos na escola tenham o habito de ter atividades diferenciadas. O estágio de vivências é uma manifestação de tentativas de ser promover a iniciação à docência, que conduz ao acadêmico a seu desenvolvimento à partir do momento que começou a propiciar aos acadêmicos uma docência na escola, os mesmos aumentaram sua capacidade crítica participando das ações perguntado e estimulando o seu cognitivo nesse processo que tem uma importância que vai além do profissional, é através dessas ações que os estagiários melhoraram a construção da linguagem, da oralidade os quais ajudaram na sua formação profissional e pessoal, falar melhor, escrever bem e ter mais vontade de participar das discussões. É interessante observar a reação das crianças nos momentos em que os estagiários estão na sala de aula, quando são contadas as histórias, com entonação da voz no momento de contar e dramatizar e como as crianças reagem às situações vividas pelos personagens, facilitando o ensino aprendizagem. Os bolsistas adquiram contato e interage com professores e alunos, facilitando á atuarem nas situações do cotidiano escolar. Pode-se constatar a participação do acadêmico bolsista, pois tiveram a responsabilidade e comprometimento com o ensino-aprendizagem.




CONCLUSÃO:

O estágio de iniciação à docência, tem o poder de mexer com os nossos sentimentos e consequentemente dos alunos, pois os mesmos são verdadeiros. por meio deles nos identificamos com as situações vividas como se fosse nossa própria vida, os conflitos vividos por meio do imaginário são capazes de auxiliar muito no desenvolvimento emocional e humano dos alunos, ajudando-as a entender, de forma mais acessível, os acontecimentos de sua vida real. Quando participamos ativamente sentimos emoções, como a tristeza, a raiva, o bem estar, o medo, a alegria e vivemos profundamente tudo que as vivencias provocaram, com toda a amplitude, significante que cada um deles transmitem pois é ouvir, sentir e enxergar com os olhos do imaginário. é através da interação que podemos descobrir  outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser. Em fim, que a educação seja um espaço para descobertas obtidas através da participação e colaboração ativa de cada acadêmico bolsista com seus parceiros em todos os momentos. Portanto, através do estágio de vivências, baseado na aprendizagem ganhará um sentido maior na vida das crianças. O confronto de opiniões, a motivação, as interações sociais e o trabalho cooperativo possibilitarão aos acadêmicos condições que assegurem o caráter formativo das suas ações, através de uma boa orientação através do projeto PIBID, tendo a finalidade de esclarecer as vivências nas escolas o que devem fazer como devem fazer, por que e para que fazer tal atividades. Por meio deste trabalho pode-se identificar a importância do estágio de vivências na escola, e seu beneficio para todos os envolvidos na proposta do programa Para que esta vivência do acadêmico o estagiário seja incorporada na escola, faz-se necessário o estimulo para que os alunos passam a ter o habito  de estimulação que promovam à aprendizagem, iniciativa pelo corpo docentes em levarem os acadêmicos a ter o gosto pela docência , em incentivar a ler, mostrar leituras boas e de interesse pelos alunos.



Palavras-chave: Vivências, Iniciação a docência, Atividades,


autores:

ACADÊMICAS: Ildenê da Silva Sousa; Eva Aparecida dos Santos Ribeiro; Elen Poliana; Poliana Acs Teodoro Silva.

Profª.Msc/Orientadora e Supervisora PIBID/UNEMAT/SME Élia Amaral do Carmo Santos.
Profª .Drª/Orientadora e coordenadora PIBID/UNEMAT – Sinop Fátima Aparecida da Silva Iocca.








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