ALBUM DO PIBID

ALBUM DO PIBID
lançamento do 1º livro do PIBID PEDAGOGIA E DE LETRAS que é resultado do trabalho conjunto com as escolas PARCEIRAS da rede municipal de ensino de SINOP/MT, cujo objetivo e antecipar o vínculo do fiando à formação docente na prática.

terça-feira, 24 de abril de 2012

RESUMOS DE TRABALHOS ENVIADOS PARA SBPC DO GRUPO PIBIDMusicalização: um momento de socialização e aprendizado..


Resumo/sintese
O presente trabalho aborda como o projeto PIBID desenvolveu a musicalização no meio educacional, oportunizando as as crianças interagirem entre si, enquanto seres em constante desenvolvimento. Gardner(1995 ) entende que a musicalização influencia o homem, física e mentalmente, contribuindo  para harmonia individual, promovendo as relações e a inserção igualitária.
Introdução
A musicalização é um projeto que as bolsista PIBID trouxeram da universidade (UNEMAT/SINOP) para A Escola Municipal Thiago Aranda Martin localizada na Rua  Alexandre ferronato. N. 1200 Setor Industrial, uma das escolas parceiras do PIBID, o público alvo são crianças do 1º ao 5º ano. Para Bréscia (2003) a musicalização é um método de construção do saber, que tem como finalidade despertar e ampliar o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da reflexão, do encanto de escutar a canção, da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, imaginação, prudência, autodisciplina e do respeito ao próximo.
Materiais e Métodos
Este trabalho tem o propósito de trazer o conhecimento através da música, atividades que visam à sensibilização e à ampliação dos conhecimentos musicais da criança de maneira intuitiva. Na escola agimos, direcionando para os desenvolvimentos ligados à (criatividade, coordenação motora, lateralidade, lógica, entre outras). As atividades foram organizadas pelas bolsistas, com supervisão da professora e supervisora do projeto PIBID/CAPES e da coordenadora. Utilizamos aparelho de som, mesclas (cabos de vassouras), para trabalhar através da música a questão da percepção do tempo, utilizamos tampas de garrafas pet para desenvolver na criança a cooperar, trabalhar em grupo e perceber que o erro leva a insatisfação do grupo e músicas de rodas como forma de trabalhar a lateralidade, noções de direita e esquerda.
Resultados e discussões
A proposição de metodologias alternativas e atividades fins é uma das formas de contribuição do PIBID, para a Escola Municipal Thiago Aranda Martin que vem dando certo. As atividades de musicalização servem como estímulo as crianças na realização de movimentos característicos do indivíduo, organizando pensamentos, favorecendo a cooperação e o diálogo. Além disso, a criança fica envolvida numa atividade, onde o importante é o fazer, participar, não existe cobrança de rendimento.
Conclusões
Evidenciou-se que várias áreas do conhecimento podem ser estimuladas através da prática da musicalização, os métodos por serem lúdicos não apresentam pressões na busca de resultados e sim relaxa e desinibe a criança oportunizando novas possibilidades. Os pressupostos metodológicos da iniciação a docência, se assentam na pesquisa-ação, no "ser professor”. No processo de intervenção à iniciação docente, ocorrem as múltiplas trocas de experiências com professores das áreas de conhecimento, possibilitando a construção de novos conceitos pelas bolsistas do programa. As práticas pedagógicas contribuem para a efetivação das aprendizagens colaborativas, dialogando com o cotidiano do estudante, sem, contudo desaperceber do compromisso técnico em apropriar dialeticamente dos saberes. O projeto PIBID proporcionou atividades participativas  na sala de aula, atuando com a comunidade escolar e em eventos pelo Brasil, elevando a qualidade das ações acadêmicas voltadas a formação inicial.
Fomentos
CAPES/UNEMAT
Palavras-chave
educação, desenvolvimento, integração, inclusão.

GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas:a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação Musical:bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.


AUTORES: Edna Queiroz Ramos;  Simone Barbosa Fernandes Silva; Marlise Rieger; Maria Helena Alves - Supervisora do PIBID; Fatima Aparecida da Silva Iocca - Coordenadora do PIBID.

Nenhum comentário:

Postar um comentário